O Que Quer o Movimento Autogestionário?

 

O Movimento Autogestionário tem como objetivo fundamental contribuir com a constituição de uma sociedade autogerida através de um amplo processo de Revolução Social. A Nova Sociedade proposta pelo Movimento Autogestionário não tem nada a ver com o “dito” socialismo real, que, se constitui, na verdade, como um capitalismo de estado. Também não é uma sociedade capitalista reformada, como prega a social-democracia.

 

Trata-se de uma sociedade radicalmente diferente, fundamentada em um modo de produção não-classista. Trata-se de uma sociedade igualitária, o que só é possível através da autogestão social. O modo de produção comunista se fundamenta na autogestão social, que se expande e se concretiza no conjunto das relações sociais. A experiência do movimento operário (Comuna de Paris, Revolução Russa, Guerra Civil Espanhola, etc.) demonstram a possibilidade, necessidade e forma da futura sociedade socialista. A futura sociedade autogerida é a concretização do ideal marxista do fim da alienação e da criação de sociedade verdadeiramente humana, quando começa a história da humanidade, o reino da liberdade. Ao propor a transformação radical da sociedade é preciso, para não cair no utopismo abstrato, colocar os meios que a possibilitam. Os meios para se concretizar esta transformação deve estar em consonância com ela. Uma conquista importante da consciência humana é o reconhecimento de que a origem de algo apresenta, simultaneamente, a sua essência. A origem do capitalismo significou a formação da sua essência. Conhecendo a essência do capitalismo, entenderemos o seu processo de constituição. O mesmo ocorre com a sociedade autogerida: existe uma unidade entre origem e essência. A essência da sociedade autogerida é a autogestão social e, portanto, sua origem só pode ser também, um processo de autogestão. A autogestão das relações sociais na futura sociedade é precedida pela autogestão das lutas sociais pela constituição desta sociedade. Isto significa, entre outras coisas, que o Movimento Autogestionário discorda totalmente da idéia de “vanguarda” e de “representação”, defendidas pelo bolchevismo em suas diversas variantes (leninismo, trotskismo, stalinismo) e pela social-democracia (representação parlamentar, eleitoral, estatal). Por isso a idéia chave da prática do Movimento Autogestionário é a de que é através da autogestão das lutas operárias pelo proletariado e a autogestão das lutas sociais pelos grupos sociais que fornecem a via para a instauração do socialismo, ou seja, da sociedade autogerida.

 

O Movimento Autogestionário não pretende, pois, ser vanguarda e nem dirigente do movimento operário e demais movimentos sociais e sim um componente do bloco revolucionário que é expressão do movimento revolucionário do proletariado. Assim, o objetivo fundamental do Movimento Autogestionário é contribuir para a instauração da sociedade autogerida e da autogestão das lutas sociais pelas forças sociais revolucionárias ou potencialmente revolucionárias. Os meios concretos de sua ação ocorre através da participação de seus militantes nos movimentos sociais e nas lutas operárias representando os interesses do proletariado e buscando combater a hegemonia burguesa no seu interior. Da mesma forma, busca desenvolver uma intensa luta cultural e teórica no sentido de corroer a hegemonia burguesa e abrir caminha para o desenvolvimento de uma nova concepção de mundo, libertária. Daí o Movimento Autogestionário também trabalhar na esfera cultural e teórica, através de publicações, ações culturais e, agora, da internet. Estas e outras atividades concretas são os meios de ação do Movimento Autogestionário.

 

Como se Organiza o Movimento Autogestionário?

 

O Movimento Autogestionário busca se organizar internamente através da autogestão, na qual as decisões são tomadas coletivamente e busca apresentar tal concepção para outros grupos e movimentos. Visando facilitar sua atuação concreta o Movimento Autogestionário busca criar núcleos de atuação em cada instituição/movimento social onde está inserido tentando articular os interesses gerais do proletariado com os interesses específicos de cada grupo social com o qual seus militantes fazem parte.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

827 respostas a O que Queremos?

Deixe uma resposta

Agenda Autogestionária

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031